terça-feira, 13 de novembro de 2012


Desde que cheguei penso em escrever sobre Amsterdam, mas ainda não me sentia “pronta” pra isso. Ainda não me sinto, é verdade, e talvez por isso esse seja só o primeiro de vários textos que vão sempre retomar o assunto.

Ainda não visitei os pontos turísticos e óbvios da cidade, ainda não tirei fotos no clássico I Amsterdam, ainda não fui em nenhum único museu que seja. Mas agora me sinto mais perto da cidade, porque pude senti-la em meus próprios pés e pulmões. Respirei o ar gelado que corta as ruas principais com seus canais infinitos, o ar engordurado das ruas feitas pra turistas e os ares encantados das ruazinhas laterais repletas de coffeeshops.

Amsterdam (ou Amstedã ou Amsterdão, como preferir) é capital e maior cidade dos Países Baixos. E, para a minha alegria, fica situada a apenas 23 minutos (de trem!) da cidade em que moro, Bussum. Por conta disso, tive o prazer de ir até lá já algumas vezes em tão pouco tempo. E posso dizer, sem dúvida, que em Amsterdam a gente vê de tudo um pouco. Mulheres em vitrines vermelhas e folhas de maconha em banners coloridos são só a capa que colocam pra gente ver de longe, assim como fazem com nossos futebol e carnaval.

Todas as raças e credos misturados, vozes de todos os sons e culturas, comidas de todas as cores. Amsterdam é morar dentro de um barco no meio do canal, é ter portas abaixo do nível da rua e outras portas estreitas que terminam em predinhos amontoados de sabe-se-lá quantos andares. Amsterdam é ver o Nemo já de longe e o mercado flutuante de flores de perto. Amsterdam é o Artis, é arquitetura e design, é Anne Frank, é Van Gogh. É batata frita no meio da rua e é não conseguir ler nenhum nome de rua sequer. Amsterdam é o zunido das bicicletas e trams e trens e carros que seguem ininterruptos – imunes a mim, e meus olhos de comer o mundo.

6 comentários:

Isabella Gouthier disse...

Os seus olhos de comer o mundo e transformar em palavras... E os meus de transformar em fotografia... Cada uma devorando as sutilezas e montando um jantar de memórias.
Amo.

Unknown disse...

ai, que delícia! conhecer pelas suas palavras só dá mais vontade de conhecer pelos meus olhos!

Unknown disse...

chega! arrumei minhas malas e vou voar pra amsterdam agora!! só que não... =//
ps: pode me emprestar seu DOM com as palavras pra que o meu tcc fique pelo menos um pouquinho legal??? kkkkkkkkkkkkk

Laysa disse...

I feel there again! you write so well about Amsterdam! congrats! :)

deh gouthier; disse...

lindas! brigada, leitoras queridas x)

Unknown disse...

é arquitetuuuura! (L)

já viu esse aqui por lá?
http://www.flickr.com/photos/bartvandamme/4584681731/

Postar um comentário

 

Copyright 2010 The Life in Orange.

Theme by WordpressCenter.com.
Blogger Template by Beta Templates.